<$BlogRSDURL$>

Sunday, August 29, 2004

Prólogo 

Na generalidade há dois tipos de pessoas: as pessoas que gostam dos Stones e as pessoas que gostam dos Beatles. Todas as pessoas pendem para um destes grupos, digam o que disserem. Podem é não saber, mas, inconscientemente, ou são pessoas que gostam dos Stones ou pessoas que gostam dos Beatles.

Claro que podem haver pessoas que gostam dos Beatles e que simpatizam com os Stones. Mas esses indivíduos não são pessoas que gostam dos Stones. O que quero dizer é que há pessoas que gostam dos Beatles que até podem dizer “Os Stones têm a sua graça” ou mesmo “Os Stones são a banda em actividade mais interessante”, mas que dirão sempre que o Mick Jagger andou a reboque do John Lennon e que os Stones sempre invejaram e copiaram os Beatles. Dirão que Their Satanic Majesties Request é um agradável invólucro alucinogéneo, mas Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é a verdadeira essência da música psicadélica. Dirão que os Stones até souberam gritar e dançar, mas os Beatles é que souberam compor e tocar.

Tal como estes, também há pessoas que gostam dos Stones que podem simpatizar com os Beatles, mas que nunca serão pessoas que gostam dos Beatles. Ou seja, até podem dizer que Revolver é um interessante marco do rock, mas que o verdadeiro altar será sempre Exile On The Mainstreet. Dirão que Lennon e McCartney foram uma dupla marcante para a história da música pop, mas que Jagger e Richards foram preponderantes para o desenvolvimento da música rock na Europa.

Ou seja, haverá sempre aquele que até gosta de cantar o Help, mas que irá sempre preferir assobiar o Miss You. Haverá sempre aquele que gosta do riff de Satisfaction, mas que se irá deleitar com as guitarras de Day Tripper, assim como haverá aquele que gostará de arranhar vezes sem conta o Helter Skelter, mas que irá gritar o Jumpin’ Jack Flash até lhe estoirar os pulmões.

O que eu quero dizer é que há dois tipos de pessoas: as pessoas que gostam dos Beatles e as pessoas que gostam dos Stones. Podem haver pessoas do primeiro grupo que simpatizam com os Stones e vice-versa. Mas nunca haverá pessoas que gostam das duas bandas por igual, equiparadamente.
Eu sou sem dúvida, uma das pessoas que gostam dos Stones.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com