<$BlogRSDURL$>

Friday, September 10, 2004

Porque os génios também precisam de companhia 

Finalmente, tenho nas mãos o último disco de Ray Charles. E finalmente, estou a ouvir o último sonho de Ray Charles.

O álbum chama-se Genius Loves Company e foi o resultado de um antigo sonho de Ray Charles, de gravar o seu próprio álbum de duetos com alguns dos seus amigos. E assim, as gravações decorreram durante um ano e foram terminadas poucos meses antes do desaparecimento do pai do soul, que teve que interromper as gravações algumas vezes, devido à sua já debilitante condição física.
No entanto, ao escutar o álbum isso não se nota. O que se nota é o último registo de um génio, que mudou a música, encantou gerações e que desde muito cedo reservou o seu lugar no céu dos músicos.

Em Genius Loves Company, Ray Charles reuniu uma mão cheia de versáteis amigos, desde BB King a Diana Krall, passando por Elton John ou Van Morrison. O resultado foi um dos mais frescos e agradáveis álbuns das últimas décadas do cantor norte-americano.
Cego desde os sete anos, Ray Charles desde muito cedo que se notabilizou à frente do piano, com a sua voz versátil e audaz, criando celeuma nos anos 60 devido ao seu estilo de música, muito gospel, muito r&b e muito boogie, que fez os mais conservadores levantarem-se.
Neste Genius Loves Company todos estes anos de história são audíveis; e se as músicas soam aquilo que estamos habituados a ouvir no reportório dos convidados, o que é certo é que todas soam a Ray Charles. Mesmo que seja o jazz de You Don't Know Me (com Diana Krall), o blues de Sinner's Prayer (BB King), o folk de It Was A Very Good Year (com Willie Nelson), o gospel de Heaven Help Us All (com Gladys Knight) ou o tradicionalismo de Somewhere Over The Rainbow (com Johnny Mathis).

Genius Loves Company não é o disco de Ray Charles. Mas é um álbum obrigatório.
Porque os génios também precisam de companhia. Mesmo que este génio seja o pai do soul.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com