<$BlogRSDURL$>

Friday, November 05, 2004

Quem são os The Mummies? 

The Mummies were a stupid band.
This is their stupid website.
You cared about them enough to get this far.
Now you are stupid too.
That's The Mummies' curse.


É este o dístico que encontra quem se atreve a entrar no sítio oficial desta banda norte-americana. E que conclusão podemos retirar destas palavras? Honestidade.

Os The Mummies são quatro amigos naturais de São Francisco que se juntaram em 1988, para tocarem rock n' roll. Até aqui nada de novo, não fosse o facto do quarteto actuar sempre sob a pele de múmias (literalmente), além de se fazer deslocar numa velha ambulância.
Só isto, faz-nos atentar imediatamente à banda.

Musicalmente, este quarteto norte-americano não registou nada de relevante. Apelidados por muitos como os reis do lowbudget-rock, esta banda de trash-garage-rock no seu estado mais puro e virgem possível, foram exímios em compilar acutilantes riffs de guitarra, viciantes linhas de baixo e poderosos breaks de bateria.
Sem nenhum virtuosismo avassalador ou originalidade divinal, cada música dos The Mummies é algo que nós já ouvimos algures, seja nos Kinks, nos Sonics, nos Stones, ou nos Stooges. No entanto, cada música dos The Mummies é uma descarga poderosa de hormonas, uma injecção de adrenalina aplicada directamente na jugular e um bálsamo milagroso contra qualquer tipo de apatia.
O motivo? Honestidade.

Os The Mummies, fiéis ao do it yourself, foram reis do underground e até à sua morte enquanto banda activa, foram sempre fiéis ao vinyl - porque digital is evil. Mais uma vez, uma prova irrefutável da sua honestidade.
Mas como pode a honestidade condicionar o sucesso de uma banda?

Os The Mummies tiveram o condão de permanecerem fiéis a dois princípios elementares: primeiro, ao manterem-se fiéis a si próprios, tocando o que gostavam, não se vergando perante obrigatoriedades de carreira, nem tentando enganar qualquer limitação musical; e segndo, mantendo-se fiéis ao fãs, fiéis ao que se propuseram desde início, seja ao rock n' roll, à postura em palco, ou aos próprios trajes de múmia.
É esta honestidade que regula a carreira bem sucedida de uma banda, mesmo que não seja de grande alcance nacional ou internacional. Mas desde o primeiro momento em que surge um fã, passa a haver um compromisso e interessa não o desiludir, porque essa traição é quase sempre fatal.

É por isso que os The Mummies são uma banda tão agradável, prova que a qualidade não é sinónimo de um elevado número de vendas. E não é só por isso. É porque também tocam vestidos de múmias; porque têm alguns dos títulos de canções mais interessantes de sempre; porque sempre abominaram os cds, que faziam questão de lembrar com a etiqueta fuck cds; porque tiveram um best of baptizado de Death By Unga Bunga; e porque simplesmente, foram o espelho do rock n' roll.



[Banda Sonora - You Must Fight To Live On The Planet Of The Apes; Never Been Caught; 1991]


É óptimo descobrir preciosidades destas, de vez em quando. Um disco que faça apetecer chegar a casa, apenas para o ouvir; um disco que nos faça cantarolar e dançar involuntariamente; um disco que nos obrigue a levantar o som da aparelhagem.
O único ponto negativo é descobri-lo com uma década de atraso. Mas já estou a tratar de recuperar o tempo perdido.
My love for you is stronger than dirt...

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com