<$BlogRSDURL$>

Wednesday, November 17, 2004

Todos têm os seus Stones, os dos argentinos chama-se Los Ratones Paranóicos 

É totalmente verídico que, cada país, tem os seus próprios Rolling Stones. Até reza a lenda, que eu acabei agora mesmo de criar, que agora, quem quiser negociar a fama eterna com o Diabo, tem que o fazer directamente com os próprios Stones.
A longevidade e carreira de sucesso, de braço dado com o rock, do quarteto inglês (que podia ainda hoje podia ser um quinteto, se Brian Jones não tivesse chegado atrasado à reunião com o demo), conferiram-lhes um estatuto de adjectivação, a nível internacional.
Assim, enquanto que os ingleses veneram os genuínos, os americanos contentam-se com os Aerosmith, os alemães com os Die Toten Hosen, nós com os Xutos & Pontapés e os argentinos com uns tais de Los Ratones Paranóicos.

Os Ratones são quatro, juntaram-se em 1984 e tiveram o seu ponto alto quando, em 1991, o próprio Andrew Oldham produziu o álbum Fieras Lunáticas (que contava com uma versão de Satisfaction em wah wah). A consagração deste conjunto argentino chegou quatro anos depois, aquando da passagem dos Stones pela Argentina, durante a Voodoo Lounge Tour, em que Keith Richards, maravilhado com o som que descobrira recentemente, convidou-os para fazerem a primeira parte do concerto.

Actualmente, são ídolos no país das pampas, elevados num pedestral ao lado de Diego 'El Pibe' Maradona (ao qual dedicaram uma música, Para Siempre), cujas comparações com os Stones têm toda a razão de ser, não só pela longevidade, mas sobretudo pelas semelhanças musicais.
Los Ratones Paranoicos são uma grande banda de rock n' roll da velha escola. No liceu, decerto que eram aqueles cujo virtuosismo musical era menos avançado, mas cujo espírito musical era o mais genuíno e cujo ouvido era o mais sincero. E se Mick Jagger e os seus parceiros tivessem nascido sob a bandeira argentina, soariam a algo parecido com os Ratones Paranoicos.

Por isso, vale a pena o esforço de descobrir este quarteto. E por uns tempos deixem-se dominar pela subtileza do rock n' roll de riffs certeiros e voz arranhada. E cantado em espanhol.


[Banda Sonora - Rock Del Pedazo; Fieras Lunáticas; 1991]


|

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com