<$BlogRSDURL$>

Wednesday, December 01, 2004

As versões 

Puxado o tema pelo Daily Telegraph, que elegeu a versão de All Along The Watchtower, por Jimi Hendrix, como a melhor versão de sempre, veio-me à memória a máxima que diz uma cover é sempre pior que a original. Basta olhar para esta eleição do Daily telegraph - deonde ainda se destacam Hallelujah, por Jeff Buckçey e Tainted Love, pelos Soft Cell - para constatar que há excepções- No entanto, são isso mesmo: excepções à regra!

Com efeito, uma versão raramento ultrapassa a original. E na maioria dos casos em que isso acontece, é porque a original é uma canção menor; porque os casos em que o original e a versão se tornam boas canções é deveras raro. Mas o que não quer dizer que não aconteça.
Normalmente, a razão do insucesso por parte das versões deve-se ao facto da sbandas, na maior parte dos casos, limitarem-se a reproduzir a música original. A meu ver, tal é um erro crasso, uma vez que para tocar tal e qual o que foi gravado, já existe o original (e além disso, há as famosas bandas de covers, que tomam bem conta do assunto). Por isso, a versão para ser tão boa ou melhor que a original tem que sabe rinovar. E nesta caso, das duas uma: ou a versão inova para melhor (alguém mencionou Last Kiss, pelos Pearl Jam?), ou piora (alguém mencionou Confartably Numb, pelos Scissor Sisters?).

Esta introdução leva-me a um artista que, apesar de não o admirar particularmente (antes pelo contrário), tem uma das mais poderosas versões na minha opinião. Falo de Marylin Manson e a música em causa intitula-se I Put A Spell On You, do álbum Smells Like Children.
Marylin Manson até tem um passado recente não muito famoso no que diz respeio às versões. Se Sweet Dreams ainda primava pela originalidade, apesar do resultado final inferior, os recentes Tainted Love e Personal Jesus eram máscaras de fracasso musical autênticos, reproduções sem chama e alma, em moldes semelhantes, de duas grandes músicas.
No entanto, a sua primeira incursão pelos mundo dos covers foi coroada de sucesso e considero até, o seu ponto alto na carreira.

I Put A Spell On You é uma música tradicional norte-americana, constantemente interpretada por vozes folk, country e soul, do continente do Tio Sam (e aqui destaca-se a versão dos Kings Of Rythm). No entanto, e estranhamente, é Marylin Manson quem lhe dá a melhor direcção.
I Put A Spell On You é uma música com carisma e com uma letra poderosa; e é assim que marca pontos na interpretação do anti-cristo. Com uma batida forte que se sobrepõe ao nosso batimento cardíaco, a canção vai crescendo até culminar numa catarse de guitarras e gemidos, que descarrega toda a fúria e perturbação inerente a I Put A Spell On You e que nunca ninguém teve coragem de a extravasar.
David Lynch reconheceu esta pérola quando assinou o não menos genial Estrada Perdida e utilizou a música numa cena verdadeiramente memorável; como que se tivesse reproduzido a parte visual da música.
Um momento perfeito!


[Banda Sonora - Everybody Needs Somebody To Love; Live Licks; 2004]


|

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com