<$BlogRSDURL$>

Tuesday, December 07, 2004

Que se foda o Natal 

Estamos em Dezembro e o Natal começa a bater à prota. Pior do que isso, a tradição natalícia já nos entrou, não só pelas portas, mas até pelas janelas adentro.
É de facto, uma época assustadora. E o período que devia ser regido pelo tão falado espírito natalício, é afinal dominado por conceitos como o consumismo e o capitalismo. E se a maior personagem do imaginário natalício - falo, claro, do Pai Natal - não é mais que o próprio retrato do capitalismo - ou não fosse ele uma imagem pré-estabelecida pela Coca Cola (!) - o que dizer do actual espírito natalício que inunda a nossa sociedade?

O Natal e toda a tradição inerente é assim, uma praga que, durante sensivelmente um mês, nos inunda e aaca, infiltrando-se nos mais diversos meios: nas ruas, no comércio, na televisão (alguém mencionou o Natal dos Hospitais?), no cinema, ou na música.
E se na música já conseguimos estar quase habituados e ligeiramente imunes ao Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras, ao álbum de natal da Whitney Houston ou ao Last Christmas, dos Wham!, este ano vemos, com pavor, que a ofensiva foi reforçada com o revitalizar da Band Aid e do insuportável Do They Know It's Christmas e com o assustador single do remake Alfie, Lonely This Christmas, um original dos Mud (quem?) e agora na voz de Mick Jagger e Joss Stone.
Por tudo isto, precisamos de um murro na mesa.

Esta pedrada no charco surgiu finalmente o ano passado, chama-se Fuck Christmas, I Got The Blues e foi assinado pelo The Legendary Tigerman.
É um Tigerman amadurecido o que ouvimos neste álbum, depois de Naked Blues ter sido um álbum de blues problemático. E até há tributo a Johnny Cash.
Obrigatório.



PS- Ouvir o Mick Jagger na banda-sonora de Alfie é o mesmo que ouvir o Tim nos Rio Grande.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com