<$BlogRSDURL$>

Saturday, January 15, 2005

Ensaio jurássico 

Vemos hoje em dia, por norma quase pré-estabelecida, serem apelidados de "dinossauros" aquela que é a maior banda de rock n' roll do Mundo, os Rolling Stones. Esta adjectivação entende-se facilmente, devido à longevidade da carreira do antigo quinteto, actualmente quarteto inglês. No entanto, não será esta classificação impertinente e desajustada? Ora vejamos.

Podemos afirmar seguramente que esta adjectivação é de natureza positiva e elogiosa - uma banda que consegue manter uma carreira com quatro décadas de actividade mais ou menos interrupta, sempre com um fulgor acima da linha que separa as grandes bandas das outras medianas é obra. Mas a figura do dinossauro não se limita ao factor temporal.

Os dinossauros eram animais de grande porte, de sangue frio, que habitaram a Terra há milhões de anos atrás, muito antes do Homem e do mamífero. No entanto, por razões concretamente desconhecidas, extinguiram-se. E quaisquer que sejam essas razões, o que é certo é que foi por questões de adaptação. O dinossauro era um animal de fraca adaptabilidade, devido ao seu grande porte e isso certamente, limitou e escreveu o seu futuro.
Se estabelecermos agora a comparação entre os Rolling Stones e estes animais jurássicos, percebemos que segundo estes termos, ela não está correcta. Ora, se uma banda sobrevive à selva que é a indústria musical internacional, durante quarenta anos sem pôr um ponto final à sua carreira, é porque a sua versatilidade é patente. Por isso, a banda de Mick Jagger e Keith Richards não pode nunca ser um dinossauro.

Os dinossauros extinguiram-se porque não souberam evoluir, nem adaptar-se às modificações de um planeta em constantes mutações. Os Stones souberam manter-se à tona de água, em temros musicais, porque souberam camufular-se nessas mutações.
Às vezes com mais, outras vezes com menos fulgor, os Stones sempre se mantiveram fiéis às suas raízes e origens, absorvendo outras influências de estilos musicais que se atravessaram no seu caminho, seja a new wave electrónico dos anos 80 de Emotional Rescue, ou o reggae jamaicano de Dirty Work, por exemplo.
Não são por isso dinossauros.

Os verdadeiros dinossauros do rock serão então aqueles que não souberam evoluir e que se afundaram no marasmo musical actual. Aqueles cuja carreira musical só ainda não terminou na cabeça dos próprios membros, que teimam em enverdar por digressões inconsequentes e álbuns descabidos. Posso preencher este espaço dedicado a um nome, com os UB40, mas muitos mais haverão, o leitor saberá escolher melhor.

Os dinossauros extinguiram-se porque não gravaram mais nada de realce.
Os Stones lançaram Four Flicks em 2003, um dos DVDs musicais de maior realce dos últimos tempos.

[Banda Sonora - Worried About You; Four Flicks; 2003]


|

This page is powered by Blogger. Isn't yours? Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com